Abordagens metodológicas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tema 2 para discussão do texto 1

+8
Christianne Miranda
Camila Dias
Daiman Oliveira
renanandrade
danielabraga
Izabel Cristina da Silva
Jana Pazza
alvesricardoj
12 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Tema 2 para discussão do texto 1 - Página 2 Empty Re: Tema 2 para discussão do texto 1

Mensagem por Camila Dias Ter Nov 22, 2016 5:55 pm

As teorias, os conceitos, as metodologias que escolhemos para deslanchar o objeto podem assumir o papel dessas verdades (dentro da pesquisa em que são aplicadas)?

Camila Dias

Mensagens : 29
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para discussão do texto 1 - Página 2 Empty Re: Tema 2 para discussão do texto 1

Mensagem por raquelandrade Ter Nov 22, 2016 5:55 pm

Gostei da pergunta da Camila. Acho que essa é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores de Literatura. As premissas, na Literatura, são desconstruídas constantemente. Uma teoria destrói a anterior e isso dificulta muito o trabalho nessa area. No meu caso pessoal, por exemplo, temo sempre cair no "biografismo", porque sei que é uma teoria odiada pela academia, nesse momento. Mas esta mesma teoria já foi defendida no passado. Nas chamadas Ciências humanas é difícil partir de premissas porque estas são, muitas vezes, instáveis.

raquelandrade

Mensagens : 65
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para discussão do texto 1 - Página 2 Empty Re: Tema 2 para discussão do texto 1

Mensagem por Admin Ter Nov 22, 2016 5:56 pm

Insisto que a ciência, mesmo mais formal, não trabalha com "verdade", esse é um conceito mais filosófico que científico.

Alguém vai discutir o tópico E - método hipotético-dedutivo?

Admin
Admin

Mensagens : 72
Data de inscrição : 15/11/2016

https://metodologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para discussão do texto 1 - Página 2 Empty Re: Tema 2 para discussão do texto 1

Mensagem por Christianne Miranda Ter Nov 22, 2016 5:57 pm

Acho que uma coisa interessante da ciência é pensar que os métodos são complementares, então é importante que uma pesquisa utilize um método (indutivo, por exemplo), e outra, quando possível, utilize o dedutivo. Um não é necessariamente mais confiável do que o outro, depende da situação, como disse a Leandra, há casos em que apenas um dos dois é possível.

Christianne Miranda

Mensagens : 23
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para discussão do texto 1 - Página 2 Empty Re: Tema 2 para discussão do texto 1

Mensagem por Admin Ter Nov 22, 2016 5:58 pm

Acho que as desconstruções fazem parte da ciência - mesmo a mais formal. Se não houver instabilidade (quebra de expectativa em algum sentido), não há problema e não há pesquisa...

Admin
Admin

Mensagens : 72
Data de inscrição : 15/11/2016

https://metodologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para discussão do texto 1 - Página 2 Empty Re: Tema 2 para discussão do texto 1

Mensagem por Admin Ter Nov 22, 2016 5:59 pm

Podemos passar para o próximo tema? Segue...

Admin
Admin

Mensagens : 72
Data de inscrição : 15/11/2016

https://metodologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para discussão do texto 1 - Página 2 Empty Re: Tema 2 para discussão do texto 1

Mensagem por raquelandrade Ter Nov 22, 2016 6:00 pm

Pelo que compreendi, o método hipotético-dedutivo aponta o problema, busca uma solução e depois busca o problema existente nessa solução prposta, correto?

raquelandrade

Mensagens : 65
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para discussão do texto 1 - Página 2 Empty Re: Tema 2 para discussão do texto 1

Mensagem por vivianevas Ter Nov 22, 2016 6:01 pm

O método de "indução é um processo mental, por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contidas nas partes examinadas" (p. 68). O método indutivo parte, pois, de uma espécie de raciocínio matemático para se chegar a um resultado. Eu precisaria de mais tempo para criar exemplos na minha área. Estou com dificuldade para acompanhar as discussões, mas estou tentando. Me desculpa, gente.

vivianevas

Mensagens : 17
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para discussão do texto 1 - Página 2 Empty Re: Tema 2 para discussão do texto 1

Mensagem por Naaman Mendes Lataliza Ter Nov 22, 2016 6:02 pm

Sim, Daiman, a indução é um dos tipos de argumentação, junto com a indução, analogia... (creio). Na verdade, tudo é argumentação, lembra? (rsrs) tongue

Naaman Mendes Lataliza

Mensagens : 21
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para discussão do texto 1 - Página 2 Empty Re: Tema 2 para discussão do texto 1

Mensagem por Admin Ter Nov 22, 2016 6:02 pm

Tudo bem, Viviane, cada um no seu ritmo... E como eu disse, a ideia é discutir o que nos interessa mais.

Admin
Admin

Mensagens : 72
Data de inscrição : 15/11/2016

https://metodologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para discussão do texto 1 - Página 2 Empty Re: Tema 2 para discussão do texto 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos