Abordagens metodológicas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

tema 3 para discussão do texto 1

+8
vivianevas
Jana Pazza
celinagontijo
alvesricardoj
Daiman Oliveira
Christianne Miranda
renanandrade
Camila Dias
12 participantes

Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por Admin Ter Nov 22, 2016 6:00 pm

Tema 3 – Método e Métodos, Métodos específicos para ciências sociais – 15 minutos para discussão

A) As autoras fazem uma distinção entre Método e Métodos que pode ser útil para entendermos as discussões precedentes a respeito dos tipos de método indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo e dialético. O que você pensa dessa distinção e o que você acha que entrará em seu texto de Metodologia?

B) São apresentados, pela autora, 9 métodos usados nas ciências sociais. Qual(is) dele(s) você acha que tem (têm) aplicação em nossa área de conhecimento mais específica? Algum deles define ações que você pretende realizar?

C) Para finalizar o capítulo, as autoras falam da relação entre métodos e quadro de referência e também da possibilidade de usar métodos concomitantes. O que você pensa a respeito?

Admin
Admin

Mensagens : 72
Data de inscrição : 15/11/2016

https://metodologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por renanandrade Ter Nov 22, 2016 6:08 pm

No meu caso, provavelmente vou me deparar com o método etnográfico, mas de maneira indireta. Aspectos culturais e étnicos têm certa importância na minha pesquisa. O método tipológico também deverá desempenhar um papel importante.

Imagino que todas as nossas pesquisas devem mesclar diferentes métodos em maior ou menor grau.

renanandrade

Mensagens : 24
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por Admin Ter Nov 22, 2016 6:10 pm

Renan,

você vai usar o método etnográfico via pesquisa bibliográfica, daí ter dito que vai usar indiretamente?

Admin
Admin

Mensagens : 72
Data de inscrição : 15/11/2016

https://metodologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por Camila Dias Ter Nov 22, 2016 6:11 pm

A opção por mais de um método parece ser interessante, principalmente quando o objeto em questão, como no meu caso, está dentro dos Estudos Literários. Talvez tal abertura consiga dialogar mais com as inconstâncias que abraçam tal epistemologia. Acredito que o método histórico e comparativo podem ser aplicados na minha pesquisa, que trata de uma singularização da experiência de vida dos africanos, em comparação à sociedade ocidental e altamente racionalizante. E, além disso, irá recuperar, inevitavelmente, questões históricas referentes ao que foi imposto à sociedade em questão.

Camila Dias

Mensagens : 29
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por renanandrade Ter Nov 22, 2016 6:12 pm

Admin escreveu:Renan,

você vai usar o método etnográfico via pesquisa bibliográfica, daí ter dito que vai usar indiretamente?

Exatamente.

renanandrade

Mensagens : 24
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por Christianne Miranda Ter Nov 22, 2016 6:12 pm

Sobre o uso concomitante de diferentes métodos, era sobre isso que eu pensava quando escrevi meu último comentário no tema 2 do texto 1.

Entendo que além de os métodos serem complementares dentro de um mesmo estudo, eles também são completementares dentro de um campo de estudos e pesquisas. As pesquisas vão se complementando, assim como as partes de uma pesquisa vão se complementando.

Sobre os diferentes métodos, eu vou utilizar na minha pesquisa de mestrado principalmente o método estatístico, enquanto forma de analisar os dados que irei coletar de maneira experimental. E compreendo as forças e limitações desse método,e a importância de combiná-lo com outros.

Assim como o Renan disse, também entendo que nossas pesquisas devem mesclar métodos.

Christianne Miranda

Mensagens : 23
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por Daiman Oliveira Ter Nov 22, 2016 6:13 pm

C) Penso que ampliar o rastreamento teórico e metodológico do objeto estudado na pesquisa é extremamente importante, embora seja necessário, por questões pragmáticas, delimitar uma área de atuação, para não correr o risco de dispersar o foco de análise e perder, com isso, a especificidade da pesquisa. De qualquer forma, penso que a concomitância de métodos, principalmente em virtude de um eventual quadro de referência interdisciplinar, pode ajudar a ampliar a análise; pra isso, é necessário sempre "revisitar" o objeto e notar possíveis incoerências metodológicas ou dispersões...

Daiman Oliveira

Mensagens : 26
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por Jana Pazza Ter Nov 22, 2016 6:14 pm

Será que o meu trabalho se encaixa no método comparativo, já que farei uma análise contrastiva de matérias jornalísticas?

Jana Pazza

Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por Izabel Cristina da Silva Ter Nov 22, 2016 6:15 pm

Minha pesquisa envolve comparação entre textos legislativos e jurisprudenciais no tempo. Acredito que o método comparativo e histórico se aplicam por essa razão.

Izabel Cristina da Silva

Mensagens : 30
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por Admin Ter Nov 22, 2016 6:17 pm

Acredito que sim, Janaína, mas pode se aproximar também do tipológico, se você estiver pretendendo chegar a algo prototípico nessas matérias.

Admin
Admin

Mensagens : 72
Data de inscrição : 15/11/2016

https://metodologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por Izabel Cristina da Silva Ter Nov 22, 2016 6:18 pm

Tenho a impressão que a pesquisa tenha métodos principais... sem abrir mão de outros. Por isso concordo com a mesclagem de métodos.

Izabel Cristina da Silva

Mensagens : 30
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por Jana Pazza Ter Nov 22, 2016 6:19 pm

Admin escreveu:Acredito que sim, Janaína, mas pode se aproximar também do tipológico, se você estiver pretendendo chegar a algo prototípico nessas matérias.

Entendi. Em tempo, eu mudei o meu objeto. Agora vou trabalhar com análise contrastiva de matérias sobre o rompimento da barragem, da Folha e do portal do movimento dos atingidos por barragens

Jana Pazza

Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por raquelandrade Ter Nov 22, 2016 6:20 pm

Minha pesquisa visa comparar contextos sócio-políticos na época em que o romance foi escrito e que as adaptações fílmicas foram realizadas, portanto creio que métodos como o " método histórico", o "comparativo", o "funcionalista", entre outros, possam ser úteis. Preciso investigar como a sociedade era organizada em épocas distintas e como isso é retratado nas obras.

raquelandrade

Mensagens : 65
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por Admin Ter Nov 22, 2016 6:21 pm

Lembro que a distinção entre Método (forma de abordagem do problema) e métodos (etapas concretas de investigação) pode ainda abrigar mais junções. Inclusive entre os métodos específicos e as formas de raciocínio mais gerais (indutivo, dedutivo....) pode haver um casamento mais interessante para se fazer a pesquisa proposta.

Admin
Admin

Mensagens : 72
Data de inscrição : 15/11/2016

https://metodologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por Admin Ter Nov 22, 2016 6:22 pm

Acho que a discussão desse texto já pode ser finalizada. Se alguém quiser ainda abordar algum aspecto dele, abrirei um espaço no final. Vou colocar o primeiro tema do segundo texto, ok?

Admin
Admin

Mensagens : 72
Data de inscrição : 15/11/2016

https://metodologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por alvesricardoj Ter Nov 22, 2016 6:23 pm

Pensando em meu projeto, por exemplo, acredito que ele se inicia com um método hipotético-dedutivo: cotejei as gramáticas tradicional e descritiva no que diz respeito às conjunções e observei lacunas, acerca das quais formulei hipóteses. Além disso, acredito que o método funcionalista será muito importante para minha pesquisa. Me chamou muita atenção quando, no texto, as autoras falam, nesse tópico, de estrutura e função, termos essenciais da teoria que usarei em meu trabalho, uma vez que pensarei como as conjunções se comportam no âmbito textual, textos reais e não frases isoladas, inseridos em um contexto real de fala. Isto faz sentido?

alvesricardoj

Mensagens : 17
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por celinagontijo Ter Nov 22, 2016 6:23 pm

Tendo os métodos como norte da pesquisa, penso que, principalmente em se tratando das ciências sociais, em algum momento da pesquisa iremos trabalhar com mais de um método.

celinagontijo

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por raquelandrade Ter Nov 22, 2016 6:23 pm

Concordo com a ideia de mesclar métodos. Acho que um complementa outro, especialmente no caso da Literatura. É como vimos no terceiro texto, Literatura se mistura com Psicologia, História, etc... Portanto, a pesquisa literária é interdisciplinar: se mesclam-se areas, pode-se e deve-se mesclar também métodos, na minha opinião...

raquelandrade

Mensagens : 65
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por Jana Pazza Ter Nov 22, 2016 6:26 pm

Concordo, Raquel.

Jana Pazza

Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por Admin Ter Nov 22, 2016 6:26 pm

Acho que faz sentido sim, Ricardo.

Admin
Admin

Mensagens : 72
Data de inscrição : 15/11/2016

https://metodologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por vivianevas Ter Nov 22, 2016 6:26 pm

Sim, acredito que, em diversas vezes, o pesquisador trabalha com mais de um método ao mesmo tempo. No meu caso, penso que trabalharei principalmente com os métodos histórico e funcionalista, por exemplo.


vivianevas

Mensagens : 17
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por Izabel Cristina da Silva Ter Nov 22, 2016 6:27 pm

Minha pesquisa também tem essa característica de mesclagem com outras áreas, por isso acredito na mesclagem de métodos. Concordo com a Raquel que há uma complementação.

Izabel Cristina da Silva

Mensagens : 30
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por Naaman Mendes Lataliza Ter Nov 22, 2016 6:30 pm

raquelandrade escreveu:Concordo com a ideia de mesclar métodos. Acho que um complementa outro, especialmente no caso da Literatura. É como vimos no terceiro texto, Literatura se mistura com Psicologia, História, etc... Portanto, a pesquisa literária é interdisciplinar: se mesclam-se areas, pode-se e deve-se mesclar também métodos, na minha opinião...

Ótimo! Eu, por exemplo, lidarei com prosódia, o que me pede análises estatísticas, além da análise do discurso, que reclama o método funcionalista (?).

Naaman Mendes Lataliza

Mensagens : 21
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por Admin Ter Nov 22, 2016 6:33 pm

Gente, o outro tópico (primeiro do texto 2) já está no ar... Vamos passar a ele?

Admin
Admin

Mensagens : 72
Data de inscrição : 15/11/2016

https://metodologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por raquelandrade Ter Nov 22, 2016 6:34 pm

Justamente, Naaman... Creio ser impossível, pelo menos nas Ciências Humanas, usar apenas um método... Acho que está tudo muito interligado, as áreas se comunicam muito em pesquisas de Literatura, Linguìstica, História, etc....

raquelandrade

Mensagens : 65
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

tema 3 para discussão do texto 1 Empty Re: tema 3 para discussão do texto 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos