Abordagens metodológicas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tema 2 para texto 2

+9
danielabraga
Jana Pazza
Izabel Cristina da Silva
celinagontijo
Naaman Mendes Lataliza
vivianevas
Christianne Miranda
Daiman Oliveira
alvesricardoj
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Tema 2 para texto 2

Mensagem por Admin Ter Nov 22, 2016 6:55 pm

Tema 2 – Estrutura retórica da seção de Metodologia – 20 minutos para discussão

A) As autoras definem a escrita da metodologia como a descrição dos materiais e métodos usados (participantes, instrumentos, procedimentos, critérios, variáveis, categorias de análise). A função dessa parte no texto acadêmico é descrever os materiais usados para obtenção dos resultados, com maior ou menor detalhamento. Como você vê essa definição?

B) São apresentados, nessa parte, esquemas de metodologia em artigos de áreas diferentes (medicina, bioquímica e administração). Algum desses esquemas se aproxima mais do que você está fazendo na escrita da metodologia em seu projeto de pesquisa? Por quê?

C) Ao trazer tipos de pesquisa (exploratória, descritiva e experimental) e relacioná-los a escritas da metodologia (corpus e instrumentos diferenciados para cada um) as autoras abrem uma argumentação de que a metodologia se relaciona ao que será pesquisado. Como você interpreta essa relação nos seus estudos?

D) Acho muito interessante vocês fazerem, a posteriori, a atividade 1 da página 120 do texto. Não dá para discutirmos isso agora, mas a possibilidade de vocês verem isso para os projetos me parece bem adequada...

Admin
Admin

Mensagens : 72
Data de inscrição : 15/11/2016

https://metodologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por Naaman Mendes Lataliza Ter Nov 22, 2016 7:02 pm

A) Concordo com essa definição, só acho que o detalhamento tem de ser o maior possível, sempre.

Naaman Mendes Lataliza

Mensagens : 21
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por raquelandrade Ter Nov 22, 2016 7:04 pm

C- essa divisão sugerida por Cordeiro e apresentada pelas autoras me parece muito didática e consegui enxergar onde minha pesquisa se encontra, de acordo com essa definição. Como disse anteriormente, minha pesquisa e a forma como coleto dados está dentro da pesquisa exploratória, descrita como " bibliográfica e documental".

raquelandrade

Mensagens : 65
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por Izabel Cristina da Silva Ter Nov 22, 2016 7:04 pm

Tenho a impressão que o detalhamento dos materiais e métodos da maneira como exposto no texto, se adéqua mais a pesquisas experimentais... de outras áreas do conhecimento, como a biotecnologia, por exemplo... Talvez esteja enganada,

Izabel Cristina da Silva

Mensagens : 30
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por Naaman Mendes Lataliza Ter Nov 22, 2016 7:06 pm

B) No meu projeto de pesquisa não, mas já vi muitos trabalhos na área da prosódia que usaram o mesmo esquema de metodologia encontrado nos artigos acadêmicos em medicina (pelo menos o 1 e o 3):
1) procedimento da coleta de dados
2) procedimento experimental
3) procedimento de análise de dados

Naaman Mendes Lataliza

Mensagens : 21
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por Jana Pazza Ter Nov 22, 2016 7:08 pm

A leitura desta parte do texto trouxe algumas ideias para o meu projeto quanto à metodologia. A apresentação indicada por Lim é interessante e acho que pode ser adaptada para atender o que eu preciso. Acho que a metodologia, sendo bem definida e explicada, pode nos ajudar muito no desenvolvimento do trabalho.

Jana Pazza

Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por raquelandrade Ter Nov 22, 2016 7:11 pm

Concordo com Janaína sobre a leitura do texto dando ideias para a metodologia a ser usada em nossos projetos, mas no meu caso o texto de Lakatos foi mais interessante, nesse sentido...

raquelandrade

Mensagens : 65
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por Naaman Mendes Lataliza Ter Nov 22, 2016 7:12 pm

Completando meu último post:

(1) indicando fonte de dados/ indicando tamanho da amostra/ indicando critério para coleta (usados sempre)
(2) narrando o processo experimental
(3) indicando o processo de classificação dos dados

Naaman Mendes Lataliza

Mensagens : 21
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por Izabel Cristina da Silva Ter Nov 22, 2016 7:13 pm

Ok, Naaman.

Izabel Cristina da Silva

Mensagens : 30
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por renanandrade Ter Nov 22, 2016 7:14 pm

Izabel Cristina da Silva escreveu:Tenho a impressão que o detalhamento dos materiais e métodos da maneira como exposto no texto, se adéqua mais a pesquisas experimentais... de outras áreas do conhecimento, como a biotecnologia, por exemplo... Talvez esteja enganada,

Fiquei com essa impressão também. O texto parece focar mais em pesquisas exatas...

renanandrade

Mensagens : 24
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por alvesricardoj Ter Nov 22, 2016 7:14 pm

Ao ler sobre a escrita da metodologia, refleti sobre a do meu projeto: ela não acaba por aí, certo? Penso que, na escrita da dissertação, um dos últimos capítulos a serem finalizados é o da Metologia. Isso acontece pelo fato de, ao fazermos a análise e coleta de dados, podemos perceber que nem sempre o que propomos no projeto pode ser suficiente; então, é ao longo das análises que nos adequamos ao que o corpus exige.
Além disso, esse tópico do texto me fez lembrar de uma das dificuldades que tive quando da escrita da metodologia de minha monografia: falar sobre os procedimentos usados sem interpretar os dados. Há um limite entre a metodologia e a análise que tem de ser respeitado.

alvesricardoj

Mensagens : 17
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por Daiman Oliveira Ter Nov 22, 2016 7:14 pm

C) Certamente há um movimento dialético entre a metodologia e o que será pesquisado. As pesquisas são feitas de acordo com o quanto já existe de teorização na área e, principalmente, o caráter da análise. Portanto, me parece que para cada concepção teórica há métodos mais ou menos adequados à análise do objeto.

Daiman Oliveira

Mensagens : 26
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por Daiman Oliveira Ter Nov 22, 2016 7:16 pm

alvesricardoj escreveu:Ao ler sobre a escrita da metodologia, refleti sobre a do meu projeto: ela não acaba por aí, certo? Penso que, na escrita da dissertação, um dos últimos capítulos a serem finalizados é o da Metologia. Isso acontece pelo fato de, ao fazermos a análise e coleta de dados, podemos perceber que nem sempre o que propomos no projeto pode ser suficiente; então, é ao longo das análises que nos adequamos ao que o corpus exige.
Além disso, esse tópico do texto me fez lembrar de uma das dificuldades que tive quando da escrita da metodologia de minha monografia: falar sobre os procedimentos usados sem interpretar os dados. Há um limite entre a metodologia e a análise que tem de ser respeitado.

Boa reflexão, Ricardo!

Daiman Oliveira

Mensagens : 26
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por Admin Ter Nov 22, 2016 7:16 pm

Daiman Oliveira escreveu:C) Certamente há um movimento dialético entre a metodologia e o que será pesquisado. As pesquisas são feitas de acordo com o quanto já existe de teorização na área e, principalmente, o caráter da análise. Portanto, me parece que para cada concepção teórica há métodos mais ou menos adequados à análise do objeto.

Sem dúvida o ir e vir estará presente, mas se não fazemos definições prévias do que será feito, não conseguiremos fazer. Isso não impede que algumas modificações sejam feitas ao longo do processo.

Admin
Admin

Mensagens : 72
Data de inscrição : 15/11/2016

https://metodologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por Christianne Miranda Ter Nov 22, 2016 7:17 pm

Naaman Mendes Lataliza escreveu:B) No meu projeto de pesquisa não, mas já vi muitos trabalhos na área da prosódia que usaram o mesmo esquema de metodologia encontrado nos artigos acadêmicos em medicina (pelo menos o 1 e o 3):
1) procedimento da coleta de dados
2) procedimento experimental
3) procedimento de análise de dados


Como eu vou fazer um experimento, a organização da metodologia do meu projeto, e futuramente da dissertação é/será exatamente essa que o Naaman comentou:
A explicação do procedimento da coleta de dados, a explicação sobre como dará/deu a realização do experimento propriamente dito, e como será/foi feita a análise dos dados.



Christianne Miranda

Mensagens : 23
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por vivianevas Ter Nov 22, 2016 7:17 pm

C) - A partir do que as autoras apresentam, entendo que, em meus estudos, adotarei o tipo de pesquisa descritiva. Pois produzirei os meus dados a partir da observação e da descrição, num processo de pesquisa de campo. E isso tem a ver com a metodologia que me propus a seguir.

vivianevas

Mensagens : 17
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por Naaman Mendes Lataliza Ter Nov 22, 2016 7:18 pm

alvesricardoj escreveu:Ao ler sobre a escrita da metodologia, refleti sobre a do meu projeto: ela não acaba por aí, certo? Penso que, na escrita da dissertação, um dos últimos capítulos a serem finalizados é o da Metologia. Isso acontece pelo fato de, ao fazermos a análise e coleta de dados, podemos perceber que nem sempre o que propomos no projeto pode ser suficiente; então, é ao longo das análises que nos adequamos ao que o corpus exige.
Além disso, esse tópico do texto me fez lembrar de uma das dificuldades que tive quando da escrita da metodologia de minha monografia: falar sobre os procedimentos usados sem interpretar os dados. Há um limite entre a metodologia e a análise que tem de ser respeitado.

Ótimo!

Naaman Mendes Lataliza

Mensagens : 21
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por celinagontijo Ter Nov 22, 2016 7:18 pm

C - o tema da pesquisa vai demandar um determinado tipo de metodologia. A minha pesquisa se adapta à metodologia descritiva ou de campo, que me permite, através de questionários e entrevistas, coletar dados que irão compor o corpus da pesquisa.

celinagontijo

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por Izabel Cristina da Silva Ter Nov 22, 2016 7:18 pm

Interessante colocação, Ricardo.

Izabel Cristina da Silva

Mensagens : 30
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por raquelandrade Ter Nov 22, 2016 7:18 pm

Exatamente pelo que foi exposto por Izabel e Renan que creio ser o texto de Lakatos mais útil para nós, pesquisadores da area de Ciências Humanas. O texto de Motta-Roth me parece, como vocês bem disseram, mais voltado para as Ciências Exatas, ou pelo menos foi a impressão que tive.

raquelandrade

Mensagens : 65
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por Admin Ter Nov 22, 2016 7:18 pm

renanandrade escreveu:
Izabel Cristina da Silva escreveu:Tenho a impressão que o detalhamento dos materiais e métodos da maneira como exposto no texto, se adéqua mais a pesquisas experimentais... de outras áreas do conhecimento, como a biotecnologia, por exemplo... Talvez esteja enganada,

Fiquei com essa impressão também. O texto parece focar mais em pesquisas exatas...

Como no fim do texto a tendência parece ser mais a de "a sua metodologia deve se adequar ao seu objeto", creio que a tendência a descrever algo mais exato seja inicial, sendo modificada ao longo do capítulo...

Admin
Admin

Mensagens : 72
Data de inscrição : 15/11/2016

https://metodologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por Jana Pazza Ter Nov 22, 2016 7:22 pm

Acho que é isso mesmo, a metodologia do nosso projeto é uma orientação que vai nos ajudar muito, mas pode ser modificada ao longo do estudo, exatamente por não sermos da área de exatas. E também porque para a dissertação, as ações ficarão no passado e é muito provável que alguns procedimentos sejam incluídos ou excluídos do objetivo inicial. Por isso acho que, nesse momento, quanto mais detalhes pudermos dar, melhor.

Jana Pazza

Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por Admin Ter Nov 22, 2016 7:25 pm

Acrescente-se, ainda, que descrever a metodologia pode se concentrar naquilo que temos. Por exemplo, no caso de pesquisa bibliográfica, o instrumento será o das fontes bibliográficas diversas usadas. Não haverá sujeitos, mas haverá critérios para inclusão ou exclusão de fontes, e critério do que será observado nelas. Entra na descrição proposta, mas não com todos os detalhes propostos.

Admin
Admin

Mensagens : 72
Data de inscrição : 15/11/2016

https://metodologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por Jana Pazza Ter Nov 22, 2016 7:25 pm

Mas Leandra, como fica, por exemplo, a escrita no projeto? a gente cita um autor e diz que foram feitas adaptações para se adequar ao projeto? É válido?

Jana Pazza

Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por renanandrade Ter Nov 22, 2016 7:25 pm

A metodologia parece ser desenvolvida ao longo da pesquisa no nosso caso, o que vai um pouco contra a ideia de que a pesquisa deve seguir uma metodologia, pois como seguir algo que não está completamente estabelecido?

renanandrade

Mensagens : 24
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tema 2 para texto 2 Empty Re: Tema 2 para texto 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos