Abordagens metodológicas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tópico 4- Análise Argumentativa

+9
alvesricardoj
Daiman Oliveira
Izabel Cristina da Silva
Naaman Mendes Lataliza
raquelandrade
vivianevas
danielabraga
celinagontijo
Admin
13 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Tópico 4- Análise Argumentativa - Página 2 Empty Re: Tópico 4- Análise Argumentativa

Mensagem por raquelandrade Ter Dez 06, 2016 7:16 pm

Jana Pazza escreveu:Nesse capítulo, fiquei pensando na questão das reuniões da câmara ou do senado. Há argumentos, às vezes, bem estruturados e acredito que tenham validade. Tanto é, que quando o "opositor" não consegue rebatê-lo acaba atacando a pessoa. Mas como aqui estamos tratando da análise argumentativa, concordo com os colegas de que sempre haverá uma interpretação subjetiva.

Jana, eu estava vendo a TV Senado no dia da votação da PEC e pensei exatamente isto que você colocou: os argumentos são muito bem estruturados, a oratória é excelente, forte, vibrante, dos dois lados. Uma pessoa que não tiver a própria opinião e conhecimento sobre, por exemplo, a PEC, pode ser facilmente manipulada.

raquelandrade

Mensagens : 65
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico 4- Análise Argumentativa - Página 2 Empty Re: Tópico 4- Análise Argumentativa

Mensagem por Daiman Oliveira Ter Dez 06, 2016 7:16 pm

renanandrade escreveu:
Daiman Oliveira escreveu:
alvesricardoj escreveu:Com relação à número 2, não acho que exista uma interpretação objetiva e inequívoca. Concordo com a Dani quando ela diz que a interpretação já pressupõe subjetivismo. Acredito que seja impossível, ao utilizar um argumento, não deixar margem para uma interpretação subjetiva.
Certamente... Essa suposta "completude do argumento" (mais ligada, nesse caso, à lógica formal) não pode tentar fazer um empreendimento de "fechar um sentido"... Mesmo que o objetivo seja persuadir, ou seja, conduzir a produção de sentido e impactar o receptor, não é possível blindar o argumento de "interpretações subjetivas"...

Embora não seja possível 'fechar um sentido', ou achar a verdade absoluta, creio que as ciências humanas precisam buscar consensos (criar 'escolas' de pensamento), do contrário o debate ficaria fragmentado ao ponto de não se conseguir avanços...

Sim, existe um horizonte de interpretação possível, coerente aos possíveis desdobramentos do argumento... Por isso, me parece que estes "consensos" estão delimitados nesse horizonte interpretativo relevante/coerente/possível...

Daiman Oliveira

Mensagens : 26
Data de inscrição : 22/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos