Esquema para discussão do texto 1 - Lakatos e Marconi e tema I do texto 1
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Naaman Mendes Lataliza
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Esquema para discussão do texto 1 - Lakatos e Marconi e tema I do texto 1
Car@s,
para fazermos a discussão, selecionei alguns temas em cada texto e, dentro desses temas, os tópicos a serem discutidos. No caso do primeiro texto, são três temas, e para cada tema lancei um tempo de discussão. Nesse tempo vocês poderão enviar as mensagens referentes ao que querem discutir (não se trata de estudo dirigido, ou seja, não precisam dar retorno de todos os tópicos e discussões propostas, mas daqueles que mais interessarem a vocês). Ao final do tempo previsto, lançarei o tópico seguinte, até se esgotarem as discussões propostas por mim. Ao final, abrirei a propostas de vocês (se houver tópicos que vocês querem discutir e que não forem abordados, essa é a hora de fazê-lo!)
Tópicos para discussão – Texto 1 – Métodos Científicos – Lakatos e Marconi
LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. de A. Métodos Científicos. In: ______ Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. cp. 4, p. 65-97.
Tema 1: Conceitos de método – 15 minutos para a discussão
A- O método científico é usado nas ciências e fora delas, no entanto não se faz ciência sem usar o método científico. A definição de método dada é de um conjunto de atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. Como você vê essa primeira definição?
B- Após falar brevemente sobre o desenvolvimento histórico do método (curiosidade humana, tentativa de explicar por meio do conhecimento religioso, desenvolvimento do conhecimento filosófico e crescimento, a partir do século XVI, de tentativas científicas de desenvolver o método) as autoras falam do conceito moder de método científico, seguindo o raciocínio de Bunge. As etapas do método são apresentadas em texto e esquematicamente nas páginas 66-67 do texto (e aparecem reproduzidas abaixo). Em que e como esse conceito pode ser relacionado ao anterior?
• Etapas que a teoria da investigação (metódica por excelência) cumpre para atingir seus objetivos:
• Descobrimento do problema e colocação precisa dele;
• Procura de conhecimentos ou instrumentos relevantes ao problema e tentativa de solucioná-lo por meio deles;
• Invenção de novas ideias ou produção de novos dados empíricos;
• Solução, verificação das consequências da solução, provas;
• Correção das hipóteses, teorias, etc. se a solução não for correta.
para fazermos a discussão, selecionei alguns temas em cada texto e, dentro desses temas, os tópicos a serem discutidos. No caso do primeiro texto, são três temas, e para cada tema lancei um tempo de discussão. Nesse tempo vocês poderão enviar as mensagens referentes ao que querem discutir (não se trata de estudo dirigido, ou seja, não precisam dar retorno de todos os tópicos e discussões propostas, mas daqueles que mais interessarem a vocês). Ao final do tempo previsto, lançarei o tópico seguinte, até se esgotarem as discussões propostas por mim. Ao final, abrirei a propostas de vocês (se houver tópicos que vocês querem discutir e que não forem abordados, essa é a hora de fazê-lo!)
Tópicos para discussão – Texto 1 – Métodos Científicos – Lakatos e Marconi
LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. de A. Métodos Científicos. In: ______ Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. cp. 4, p. 65-97.
Tema 1: Conceitos de método – 15 minutos para a discussão
A- O método científico é usado nas ciências e fora delas, no entanto não se faz ciência sem usar o método científico. A definição de método dada é de um conjunto de atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. Como você vê essa primeira definição?
B- Após falar brevemente sobre o desenvolvimento histórico do método (curiosidade humana, tentativa de explicar por meio do conhecimento religioso, desenvolvimento do conhecimento filosófico e crescimento, a partir do século XVI, de tentativas científicas de desenvolver o método) as autoras falam do conceito moder de método científico, seguindo o raciocínio de Bunge. As etapas do método são apresentadas em texto e esquematicamente nas páginas 66-67 do texto (e aparecem reproduzidas abaixo). Em que e como esse conceito pode ser relacionado ao anterior?
• Etapas que a teoria da investigação (metódica por excelência) cumpre para atingir seus objetivos:
• Descobrimento do problema e colocação precisa dele;
• Procura de conhecimentos ou instrumentos relevantes ao problema e tentativa de solucioná-lo por meio deles;
• Invenção de novas ideias ou produção de novos dados empíricos;
• Solução, verificação das consequências da solução, provas;
• Correção das hipóteses, teorias, etc. se a solução não for correta.
Re: Esquema para discussão do texto 1 - Lakatos e Marconi e tema I do texto 1
Olá, boa tarde!
Essa primeira definição é bem objetiva, pois basicamente, é assim que devemos desenvolver os nossos trabalhos.
Essa primeira definição é bem objetiva, pois basicamente, é assim que devemos desenvolver os nossos trabalhos.
Jana Pazza- Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/11/2016
Re: Esquema para discussão do texto 1 - Lakatos e Marconi e tema I do texto 1
Podem existir métodos diferentes, mas é necessário que algum método seja seguido.
Jana Pazza- Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/11/2016
Re: Esquema para discussão do texto 1 - Lakatos e Marconi e tema I do texto 1
Boa tarde, pessoal. Sem metodologia não é possível o desenvolvimento seguro do trabalho.
Izabel Cristina da Silva- Mensagens : 30
Data de inscrição : 21/11/2016
Re: Esquema para discussão do texto 1 - Lakatos e Marconi e tema I do texto 1
Quanto a B, acho que existe uma proximidade entre os dois conceitos, pois ambos procuram chegar a uma verdade, porém, no conceito moderno a investigação é mais racional, mais afastado de ideias sobrenaturais...
Jana Pazza- Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/11/2016
Re: Esquema para discussão do texto 1 - Lakatos e Marconi e tema I do texto 1
Sobre o item A, penso que a definição é válida, já que é bastante comum à Ciência fragmentar domínios que são complexos para "disseca-los". O método, nesse sentido, representa uma tentativa de, em meio à fragmentação, estabilizar as possibilidades de produção do conhecimento, por meio da sistematização de procedimentos que visam, por meio da razão, estabelecer parâmetros e análises que se proponham verdadeiras. Além disso, o percurso conceitual que leva à confirmação -ou não - de uma (hipo)tese precisa ser reconhecido, aceito. Por isso, o método configura essa legitimação. A definição proposta, portanto, embora sintética, é pertinente.
Daiman Oliveira- Mensagens : 26
Data de inscrição : 22/11/2016
Re: Esquema para discussão do texto 1 - Lakatos e Marconi e tema I do texto 1
O método científico no âmbito das pesquisas cientificas são também procedimentos de coleta e análise de dados, que servem para auxiliar o pesquisador durante seu trabalho. exitem métodos sem pesquisa mas não há pesquisa sem métodos, sua função é de determinar como e em que moldes a pesquisa será realizada.
celinagontijo- Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/11/2016
Re: Esquema para discussão do texto 1 - Lakatos e Marconi e tema I do texto 1
Parece que a grande vantagem de se estabelecer e seguir um método é abrir a possibilidade de que outros pesquisadores acompanhem a formulação e tentativa de resolução do problema e possam contribuir de alguma forma, seja identificando falhas processuais, preenchendo lacunas ou confirmando a tese apresentada.
renanandrade- Mensagens : 24
Data de inscrição : 22/11/2016
Re: Esquema para discussão do texto 1 - Lakatos e Marconi e tema I do texto 1
O método científico, da forma como é colocado pelos autores, é motivado pela existência de um problema. Acho que pensar somente em "problema" limita um pouco o pensamento sobre o desenvolvimento das ciências, principalmente as humanas. Seria mais interessante pensar em "inquietações" que surgem ao cientista. Não?
danielabraga- Mensagens : 9
Data de inscrição : 22/11/2016
Re: Esquema para discussão do texto 1 - Lakatos e Marconi e tema I do texto 1
Acredito que tanto na primeira definição quanto na segunda, há um importante elemento que não foi devidamente considerado, que é a importância da comunicação dentro da comunidade científica, e fora dela.
Fazer parte de uma comunidade científica é fundamental para que as pesquisas feitas sejam realmente relevantes para o campo, e que essa relevância tenha reflexo real na sociedade.
Fazer parte de uma comunidade científica é fundamental para que as pesquisas feitas sejam realmente relevantes para o campo, e que essa relevância tenha reflexo real na sociedade.
Christianne Miranda- Mensagens : 23
Data de inscrição : 21/11/2016
Re: Esquema para discussão do texto 1 - Lakatos e Marconi e tema I do texto 1
Acho que a definição seria melhor sem a parte da "objetividade". Ficando: um conjunto de atividades sistemáticas e racionais, o caminho a ser seguido, o que detecta erros e auxilia as decisões do cientista.
A "objetividade" na ciência é uma questão problemática. Freud, por exemplo, afirma que a ciência isenta de subjetividade não passa de uma ilusão.
A "objetividade" na ciência é uma questão problemática. Freud, por exemplo, afirma que a ciência isenta de subjetividade não passa de uma ilusão.
Naaman Mendes Lataliza- Mensagens : 21
Data de inscrição : 21/11/2016
Re: Esquema para discussão do texto 1 - Lakatos e Marconi e tema I do texto 1
Creio que nós, das chamadas "Ciências humanas", precisamos ter em mente que também seguimos metodologias ("não há ciência sem métodos científicos"), mas nossa metodologia difere muito da usada pelas chamadas "Ciências exatas".
raquelandrade- Mensagens : 65
Data de inscrição : 22/11/2016
Re: Esquema para discussão do texto 1 - Lakatos e Marconi e tema I do texto 1
Como vocês bem perceberam, no esquema B o conceito é mais abrangente e formal, e trata da pesquisa como um todo. Essa definição será importante para discussões vindouras. Segue próximo tópico.
Re: Esquema para discussão do texto 1 - Lakatos e Marconi e tema I do texto 1
Concordo com o Naaman e a Raquel, sobre a questão da objetividade/subjetividade na ciência. Hoje, pelo que eu tenho acompanhado, as estratégias utilizadas vão muito mais no caminho de reconhecer a subjetividade no processo e, a partir disso, lidar com as questões que ela traz, do que de negá-la. Isso é mais bem aceito nas ciências humanas e sociais, pela natureza dos objetos, mas isso também é uma realidade nas ciências da natureza e exatas. Desde a formulação do problema, a proposta metodológica, até a execução das pesquisas, tudo é inundado de subjetividades.
Christianne Miranda- Mensagens : 23
Data de inscrição : 21/11/2016
Re: Esquema para discussão do texto 1 - Lakatos e Marconi e tema I do texto 1
A definição presente em "B", com as etapas de Bunge, parece-me bem pertinente ao nosso modo de fazer Ciência (entendendo-se ciência também, nesse caso, como pesquisa). Essas etapas representam, a meu ver, uma espécie de resumo da linha que seguimos. Detectamos um problema e o apresentamos, buscamos hipóteses para a solução do mesmo (ou, pelo menos, para um maior entendimento do mesmo), etc...
raquelandrade- Mensagens : 65
Data de inscrição : 22/11/2016
Re: Esquema para discussão do texto 1 - Lakatos e Marconi e tema I do texto 1
Na letra B, as etapas apresentadas são aquelas que acredito serem utilizadas, a partir dos métodos, para se produzir ciência.
vivianevas- Mensagens : 17
Data de inscrição : 22/11/2016
Re: Esquema para discussão do texto 1 - Lakatos e Marconi e tema I do texto 1
Mas a questão da objetividade também pode ser vista para além do envolvimento/presença do pesquisador. Ela não aparece apenas como antagônica à noção de subjetividade. A própria questão da sistematização pode ser vista sob a perspectiva da objetividade. Sobre as determinações apresentadas, a questão da obtenção de resultados é que me escapa. Talvez pelo fato de eu trabalhar com a Literatura...não sei.
Camila Dias- Mensagens : 29
Data de inscrição : 22/11/2016
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