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Tópico 6: Análise de ruído e música como dados sociais- Martin W. Bauer

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Mensagem por Admin Ter Dez 06, 2016 7:47 pm


Tópico 1º

A pesquisa científica com músicas, sons, ruídos parece exigir, como o próprio autor afirma, instrumentos metodológicos relativamente complexos. O que soa plausível, pois o processo a que se pretende é certa racionalização da audição. Algo sensitivo, que só existe, quando com fins analíticos, em termos de recepção - alguém precisa ouvir -, deve ser transposto para outra dimensão, a da representação. “Como dizer o som? E se for possível dizê-lo, como determinar o que ele tem a dizer?” são perguntas que nos fizemos. Como parece a vocês a presença dos sons na ciência? É comum, por exemplo, encontrarmos trabalhos acadêmicos que têm como objeto letras de canções, assim como suas possíveis relações com o contexto em que foram produzidas. Quando se trata, porém, de canções instrumentais, ambientes sonoros, sejam eles rurais ou urbanos, ruídos, as análises vão exigir outras lentes e ferramentas. O próprio autor elenca alguns processos para registro e transcrição que não são fáceis de apreender, segundo a nossa leitura. Fica, então, a provocação: o contexto científico, bem como suas exigências, poderia abraçar a complexidade dos sons, pensando que a ciência trabalha, como o próprio autor diz, preferencialmente com “dados verbais” (p. 385)?

Tópico 2º

“Os sons são condicionados por seus contextos sociais e por isso são marcados por eles” (p. 367). Tal relação sustenta a argumentação de que os sons podem ser desdobrados em dados sociais, “indicadores culturais”. Achamos interessante o momento do texto em que, a partir da análise dos estudos de Attali, o autor traz a sugestão de que momentos de crise na sociedade também se refletem na música. Pensando no nosso contexto, no alto grau de desenvolvimento da indústria cultural, poderíamos fazer tal associação? A sociedade parece claramente em crise... Avaliar, porém, a situação da música não cairia no âmbito do “gosto musical”?

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Mensagem por Naaman Mendes Lataliza Ter Dez 06, 2016 7:51 pm

Antes de entrar nas discussões: enquanto lia, pensava bastante nos trabalhos de pós-graduação do nosso professor Melliandro! Ele falava bastante sobre a análise discursiva que fez dos cantos orfeônicos de Villa Lobos na Era Vargas e sobre como as batidas da música faziam parte de todas as intenções sociais do momento vivido! (as batidas persuadiam a marchar, não a dançar, por exemplo). Só um exemplo em que pensei bastante

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Mensagem por alvesricardoj Ter Dez 06, 2016 7:52 pm

Naaman Mendes Lataliza escreveu:Antes de entrar nas discussões: enquanto lia, pensava bastante nos trabalhos de pós-graduação do nosso professor Melliandro! Ele falava bastante sobre a análise discursiva que fez dos cantos orfeônicos de Villa Lobos na Era Vargas e sobre como as batidas da música faziam parte de todas as intenções sociais do momento vivido! (as batidas persuadiam a marchar, não a dançar, por exemplo). Só um exemplo em que pensei bastante

Verdade!!! Bem lembrado!

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Mensagem por raquelandrade Ter Dez 06, 2016 7:53 pm

Acredito no estudo dos sons no contexto científico. Desde o estudo de ruídos (podendo-se pesquisar, por exemplo, se um ambiente é insalubre), até a pesquisa de sons como música instrumental e seus efeitos terapêuticos, até a questão de sons com palavras (no texto fala-se do estudo de cantos, a cantométrica, de folclore, etc, para entender indicadores sociais).

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Mensagem por alvesricardoj Ter Dez 06, 2016 7:57 pm

Eu tive muito pouco contato com análises que envolvessem sons e, quando isso aconteceu, trabalhei com dados verbais. Como estou um pouco distante desse tipo de trabalho, não consigo responder com propriedade, mas acredito que, na Música, deve-se conseguir dar conta (ou pelo menos tentar) da complexidade dos sons; devem haver ferramentas mais específicas que ajudam a entender melhor os sons do que as utilizadas por nós ao analisar exclusivamente dados verbais.

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Mensagem por raquelandrade Ter Dez 06, 2016 7:58 pm

Naaman Mendes Lataliza escreveu:Antes de entrar nas discussões: enquanto lia, pensava bastante nos trabalhos de pós-graduação do nosso professor Melliandro! Ele falava bastante sobre a análise discursiva que fez dos cantos orfeônicos de Villa Lobos na Era Vargas e sobre como as batidas da música faziam parte de todas as intenções sociais do momento vivido! (as batidas persuadiam a marchar, não a dançar, por exemplo). Só um exemplo em que pensei bastante

Essa questão é bem pertinente, Naaman! Tanto que o autor fala de como os hinos nacionais são diferentes, considerando-se geografia, a época em que foram escritos, etc.... Hinos são, de certa forma, algo que motiva, tanto que são tocados antes de jogos, na entrega de medalhas.... E pensemos nas legiões romanas, que eram sempre embaladas por música "para marchar", "música para voltar para casa sentindo orgulho".... Tudo apenas ao se mudar as batidas dos tambores...

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Mensagem por Christianne Miranda Ter Dez 06, 2016 7:58 pm

Sobre a análise de ruidos na ciência (sei que sai do campo das ciências sociais) mas recentemente ouvi falar de uma pesquisa na biologia que estuda os ruidos emitidos por baleias. E que essa pesquisa está altamente avançada. Achei muito interessante. Sabemos que estudos com sons feitos por animais são feitos há muito tempo (passarinhos, golfinhos, etc). Mas, na ocasião, era debatido de forma muito aprofundada como a tecnologia tem ajudado a realizar essas pesquisas, como a possibilidade de gravar com qualidade em alto mar, por exemplo.

Sobre a questão de analisar músicas em momentos de crise da sociedade, entendo que é possível sair dessa questão do gosto musical, para analisar a relação das músicas com o contexto sócio-histórico sim. É necessário um exercício do pesquisador, mas entendo que é possível não passar por essa questão no momento de fazer análise de música.

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Mensagem por Daiman Oliveira Ter Dez 06, 2016 8:01 pm

1- Boa! Nesse caso, vale apontar que música é linguagem; tem seus códigos, sistemas de signos, unidades de significação, de tempo... Tem sintaxe, semântica... As teorias da música certamente se ocupam de pensar a "complexidade de sons" que foi referida e que claramente se encontram no terreno da subjetividade. Em certa medida, me parece que é possível produzir "dado verbal" a partir desse material, se se conhece os códigos de transcrição (da partitura, por exemplo) e tem sensibilidade suficiente para fazer a leitura, interpretar a subjetividade implícita. Também me parece possível - se é que já não existe - analisar esse material (da música instrumental) a partir de uma "semântica sensitiva"; o Uakti, por exemplo, tem um cd que se chama "Águas da Amazônia" e cada música representa um rio. Massa demais! Dá pra notar, por exemplo, momentos em que a correnteza do rio aumenta/diminui, ou quando há tensão no curso do rio... Enfim, analisar isso requer sensibilidade e conhecimento das ferramentas linguísticas do campo da música...

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Mensagem por raquelandrade Ter Dez 06, 2016 8:01 pm

Concordo com a Cris. Tanto que o autor atribui até mesmo um "caráter profético" para a música... Uma forma de prever os caminhos futuros para a sociedade, a partir do que está sendo produzido e ouvido na música... Realmente, isso transcende a questão do gosto...

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Mensagem por celinagontijo Ter Dez 06, 2016 8:04 pm

raquelandrade escreveu:Acredito no estudo dos sons no contexto científico. Desde o estudo de ruídos (podendo-se pesquisar, por exemplo, se um ambiente é insalubre), até a pesquisa de sons como música instrumental e seus efeitos terapêuticos, até a questão de sons com palavras (no texto fala-se do estudo de cantos, a cantométrica, de folclore, etc, para entender indicadores sociais).

Concordo com a Raquel, também acho possível o estudo cientifico dos sons, principalmente no que diz respeito a representatividade de algum grupo social, étnico e até uma determinada época marcada na sociedade através do sons produzidas naquele tempo, como uma música ou uma grito de guerra, por exemplo.

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Mensagem por Izabel Cristina da Silva Ter Dez 06, 2016 8:04 pm

Não tenho base teórica sobre o tema, mas acredito que a música - letra e melodia, podem refletir aspectos da sociedade. Já li textos que especulam a influência da música sobre comportamentos agressivos em determinadas comunidades.


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Mensagem por Daiman Oliveira Ter Dez 06, 2016 8:05 pm

2- Até que ponto a indústria cultural também contribui para a crise? Na época da ditadura militar, por exemplo, Roberto Carlos fazia canções de amor; Gil e Caetano estavam exilados em Londres, onde produziram dois belíssimos cds: Transa (caetano) e Nega (Gil), ambos excelentes!

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Mensagem por Naaman Mendes Lataliza Ter Dez 06, 2016 8:06 pm

Daiman Oliveira escreveu:1- Boa! Nesse caso, vale apontar que música é linguagem; tem seus códigos, sistemas de signos, unidades de significação, de tempo... Tem sintaxe, semântica... As teorias da música certamente se ocupam de pensar a "complexidade de sons" que foi referida e que claramente se encontram no terreno da subjetividade. Em certa medida, me parece que é possível produzir "dado verbal" a partir desse material, se se conhece os códigos de transcrição (da partitura, por exemplo) e tem sensibilidade suficiente para fazer a leitura, interpretar a subjetividade implícita. Também me parece possível - se é que já não existe - analisar esse material (da música instrumental) a partir de uma "semântica sensitiva"; o Uakti, por exemplo, tem um cd que se chama "Águas da Amazônia" e cada música representa um rio. Massa demais! Dá pra notar, por exemplo, momentos em que a correnteza do rio aumenta/diminui, ou quando há tensão no curso do rio... Enfim, analisar isso requer sensibilidade e conhecimento das ferramentas linguísticas do campo da música...

Que excelente tudo isso que você disse! E fiquei curioso demais com esse cd!

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Mensagem por vivianevas Ter Dez 06, 2016 8:06 pm

Eu gostaria de fazer um comentário um pouco fora das questões colocadas. Esse texto apresentado pela Raquel e pelo Ricardo é, para mim, muito interessante, principalmente quando fala sobre o gosto musical como matéria para indicadores sociais. Consigo observar que a partir do gosto musical uma pessoa pode ter preferência ou aversão pelo gosto musical de outra pessoa. E isso, quando coletivamente partilhado, faz com que se formem grupos sociais. Além disso, como é apresentado no texto, o gosto musical está relacionado com o estilo de vida do sujeito (cf. Bourdieu) e isso delineia uma série de questões; penso que a partir do gosto musical pode se criar determinados laços de afeição e até mesmo de exclusão e preconceito: “diga o que você escuta e lhe digo quem você é”. Como a Raquel disse no vídeo, é algo que está bem presente no nosso dia a dia.

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Mensagem por raquelandrade Ter Dez 06, 2016 8:08 pm

Daiman Oliveira escreveu:2- Até que ponto a indústria cultural também contribui para a crise? Na época da ditadura militar, por exemplo, Roberto Carlos fazia canções de amor; Gil e Caetano estavam exilados em Londres, onde produziram dois belíssimos cds: Transa (caetano) e Nega (Gil), ambos excelentes!

Concordo.... Foi um momento de crise e parece que exigiu mais dos artistas. Chico praticamente escrevia em código e isso fez de suas músicas obras belíssimas! Mas o texto também pondera que a indústria pode fazer a qualidade diminiuir (se falarmos em termos de músicas com arranjos mais ou menos elaborados). Será que a indústria dita a música ou o contrário?

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Mensagem por Daiman Oliveira Ter Dez 06, 2016 8:10 pm

raquelandrade escreveu:
Daiman Oliveira escreveu:2- Até que ponto a indústria cultural também contribui para a crise? Na época da ditadura militar, por exemplo, Roberto Carlos fazia canções de amor; Gil e Caetano estavam exilados em Londres, onde produziram dois belíssimos cds: Transa (caetano) e Nega (Gil), ambos excelentes!

Concordo.... Foi um momento de crise e parece que exigiu mais dos artistas. Chico praticamente escrevia em código e isso fez de suas músicas obras belíssimas! Mas o texto também pondera que a indústria pode fazer a qualidade diminiuir (se falarmos em termos de músicas com arranjos mais ou menos elaborados). Será que a indústria dita a música ou o contrário?

Acho que é "mão-dupla", Raquel... Se por um lado há um "discurso oficial da música", há o "contra-discurso" (Cálice e a Rita (Dita), ambas do Chico comprovam isso. Sem falar do Vandré "caminhando e cantando"...

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Mensagem por Christianne Miranda Ter Dez 06, 2016 8:12 pm

vivianevas escreveu:Eu gostaria de fazer um comentário um pouco fora das questões colocadas. Esse texto apresentado pela Raquel e pelo Ricardo é, para mim, muito interessante, principalmente quando fala sobre o gosto musical como matéria para indicadores sociais. Consigo observar que a partir do gosto musical uma pessoa pode ter preferência ou aversão pelo gosto musical de outra pessoa. E isso, quando coletivamente partilhado, faz com que se formem grupos sociais. Além disso, como é apresentado no texto, o gosto musical está relacionado com o estilo de vida do sujeito (cf. Bourdieu) e isso delineia uma série de questões; penso que a partir do gosto musical pode se criar determinados laços de afeição e até mesmo de exclusão e preconceito: “diga o que você escuta e lhe digo quem você é”. Como a Raquel disse no vídeo, é algo que está bem presente no nosso dia a dia.


Vivi, pensei muito sobre isso também! O gosto musical demonstra um pertencimento, né? É comum as pessoas fingirem que não gostam de algum tipo de música, para que não sejam relacionados com determinados grupos da sociedade. Muito interessante pensar isso. E também como isso vai mudando ao longo do tempo. Hoje existem funks que são aceitos pela classe alta, e outros que não são. Mas, sendo um ou outro, na favela sempre é visto como algo negativo, e exemplo de "falta de cultura".

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Mensagem por Jana Pazza Ter Dez 06, 2016 8:15 pm

Eu compartilhei ontem no Facebook uma playlist que eu fiz a partir dos resultados de uma pesquisa sobre quais músicas teriam um efeito positivo contra o stress e a ansiedade. Há outra lista que também gosto que são músicas para ativar a concentração. As músicas e os ruídos são um estímulo para o nosso cérebro e podem ser usadas tanto para entretenimento quanto para protesto, por exemplo. Assim, concordo que estes são sim elementos que podem influenciar em nosso estado, gerando possibilidade de análise da dados sociais. Não sei se consegui explicar direito onde eu queria chegar...

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Mensagem por renanandrade Ter Dez 06, 2016 8:15 pm

A música obedece ao contexto em que é produzida, e muitas vezes é produzida com uma intenção.

Sobre essas questões em torno de agressividade e outras características comportamentais, ou mesmo na questão dos hinos nacionais que tendem a capturar o 'espírito da época' em que foram compostos, é sempre interessante parar para prestar atenção nas trilhas sonoras. Vez ou outra vejo por aí uma cena de um filme qualquer com a música trocada, isso afeta tudo.

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Mensagem por Jana Pazza Ter Dez 06, 2016 8:16 pm

renanandrade escreveu:A música obedece ao contexto em que é produzida, e muitas vezes é produzida com uma intenção.

Sobre essas questões em torno de agressividade e outras características comportamentais, ou mesmo na questão dos hinos nacionais que tendem a capturar o 'espírito da época' em que foram compostos, é sempre interessante parar para prestar atenção nas trilhas sonoras. Vez ou outra vejo por aí uma cena de um filme qualquer com a música trocada, isso afeta tudo.

bem colocado, Renan. Realmente, os vídeos podem ter outra interpretação a partir da trilha sonora.

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Mensagem por Admin Ter Dez 06, 2016 8:17 pm

Gente, vou deixar mais cinco minutos para as manifestações finais (independente de ser sobre esse tópico, se quiserem fazer algum comentário geral...) e depois vou abrir um tópico com avaliações (não são as notas, que mandarei separadamente para cada um, mas sim comentários gerais). Queria que nesse último tópico de avaliação vocês fizessem uma avaliação da disciplina também (não é cata de elogios ou críticas pessoais, é para repensar as próximas versões)...

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Mensagem por Izabel Cristina da Silva Ter Dez 06, 2016 8:22 pm

renanandrade escreveu:A música obedece ao contexto em que é produzida, e muitas vezes é produzida com uma intenção.

Sobre essas questões em torno de agressividade e outras características comportamentais, ou mesmo na questão dos hinos nacionais que tendem a capturar o 'espírito da época' em que foram compostos, é sempre interessante parar para prestar atenção nas trilhas sonoras. Vez ou outra vejo por aí uma cena de um filme qualquer com a música trocada, isso afeta tudo.

É verdade. As músicas produzidas por Chico, Caetano e companhia durante o regime militar, de certo tiveram uma intenção ligada ao contexto social da época e deram voz aos anseios de protesto. Assim como a música produzida no funk podem intencionar chamar a atenção para problemas de dada comunidade.

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