Avaliação do seminário e das resenhas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Avaliação do seminário e das resenhas

Mensagem por Admin em Ter Dez 06, 2016 8:25 pm

Avaliação geral após realização: O seminário atingiu seu objetivo: participação e discussão de todos; principalmente reflexões relevantes a respeito da pesquisa na área de ciências sociais (e mais especificamente na área de Estudos da Linguagem). Espero que para vocês tenha sido um bom ponto de partida para novas reflexões a respeito dos métodos em nossa área (assim como espero que tenha sido a disciplina!). Se as perguntas fizerem parte de nossa reflexão sempre, ela será tanto mais pensada e mais adequada aos nossos trabalhos e à nossa área. A participação geral foi julgada adequada, fazendo o seminário bem sucedido sob esse aspecto.

Avaliação prévia à realização:
1- Entrevista narrativa – Camila e Renan
Vídeo: bem estruturado, completo, com resumo de todas as partes mais importantes do texto. Excelente!
Formulação de tópicos: contribuíram para a discussão do texto, incitando à reflexão.

2- Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa – Naaman e Christianne
Vídeo: Muito interessante, pois buscou apresentar os dados do texto de forma crítica. Os exemplos ao final ajudaram a ver melhor o uso das técnicas, atualizando-as.
Formulação de tópicos: foi criativa e tentou refletir para uma discussão que fosse além do texto.

3- Análise de conteúdo clássica – Daniela e Janaína
Vídeo: bem estruturado, com tópicos claros. Boa organização.
Formulação de tópicos: - questões que, além de propiciarem a retomada de um percurso do texto, auxiliam a pensar para em situações concretas (como a foto do coquetel e da manifestação).

4- Análise argumentativa – Daiman e Isabel
Vídeo: Boa organização, com visão crítica dos conteúdos do texto.
Formulação de tópicos: as questões propostas incitam a uma reflexão e a uma discussão relevantes.

5- Análise da conversação e da fala – Celina e Viviane
Vídeo: apresentação bem organizada, com os tópicos relevantes, embora tenha ficado muito presa ao texto (problema com o tempo?)
Formulação de tópicos: embora simples, as questões se atêm aos tópicos principais do texto.

6- Análise de ruído e música como dados sociais – Ricardo e Raquel
Vídeo: boa organização e escolha dos tópicos. O uso de exemplos facilitou a exposição.
Formulação de tópicos: - perguntas simples e pertinentes à discussão do texto.

Avaliação das Resenhas

- As resenhas apresentadas na Semana de Letras foram relevantes e buscaram retomar discussões das mesas redondas que se apresentassem áreas de interesse ao trabalho de cada um. Não houve duas resehas que se centrassem exatamente nos mesmos aspectos, embora houvesse resenhas feitas sobre a mesma fala. Isso mostra a relevância do trabalho, da escuta, da interpretação, o que faz parte da produção da resenha. Muitas das resenhas apresentadas (a ampla maioria, para ser mais precisa, 9 das 12) deixou a discussão para o final, fazendo somente movimentos de retomada do dito no decorrer do texto, e deixando os movimentos de crítica, discussão, avaliação somente para o(s) último(s) parágrafo(s). Diante disso, como o gênero ficou um pouco descaracterizado, essas resenhas foram avaliadas com nota um pouco mais baixa (15 pontos em 20). Duas resenhas apresentaram a movimentação mais adequada ao gênero entre apresentação e avaliação. Por isso tiveram notas mais altas, embora apresentassem pequenos senões que justificou as notas entre 18 e 19 pontos (sei que sou malvada para avaliar, gente, então, ninguém ficou com total....). Por fim uma das resenhas, mais problemática, não apresentou, em momento nenhum, os movimentos avaliativos. Por isso essa resenha ficou mais próxima de um resumo, e foi avaliada em 12 pontos. As resenhas de vocês estão comigo (quem quiser pegá-las, me diga e combinamos, alguns dias estarei ainda no ICHS), mando as notas individualmente, tanto da resenha quanto do seminário.

Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://metodologia.forumeiros.com

Re: Avaliação do seminário e das resenhas

Mensagem por Admin em Ter Dez 06, 2016 8:27 pm

Ah, sobre a avaliação dos tópicos propostos, está ligado à dupla, não ao capítulo. Ou seja, no primeiro caso, estou avaliando as perguntas propostas por Renan e Camila, e não sobre o tópico que eles apresentaram (que foram propostas por outra dupla).

Admin
Admin

Mensagem por Camila Dias em Ter Dez 06, 2016 8:33 pm

Leandra, você mandará as notas por email?
Quem quiser fazer observações sobre a disciplina fará neste espaço? Ou talvez como resposta no email mesmo?

Camila Dias

Ver perfil do usuário

Mensagem por Admin em Ter Dez 06, 2016 8:34 pm

Mando as notas por e-mail, para cada um. Se quiser fazer as observações aqui, fique à vontade, mas se preferir mandar por e-mail pode ser também Wink

Admin
Admin

Mensagem por Camila Dias em Ter Dez 06, 2016 8:35 pm

Ok. Acho que prefiro escrever com calma e mandar por email. Wink

Camila Dias

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jana Pazza em Ter Dez 06, 2016 8:36 pm

Leandra, eu gostaria de lhe agradecer pela maneira como conduziu a questão do nosso posicionamento quanto à reformulação de aulas por conta da ocupação. A sua abertura foi muito importante. Ao meu ver, as aulas feitas aqui no espaço do fórum foram muito produtivas. No mais, acho que eu gostaria de ter trabalhado mais com os projetos.

Jana Pazza

Ver perfil do usuário

Mensagem por raquelandrade em Ter Dez 06, 2016 8:37 pm

Também prefiro mandar por e-mail, para escrever com mais calma e mais tempo Smile

raquelandrade

Ver perfil do usuário

Mensagem por Izabel Cristina da Silva em Ter Dez 06, 2016 8:37 pm

Ok, Leandra. Obrigada.
Obrigada pessoal.

Izabel Cristina da Silva

Ver perfil do usuário

Mensagem por Admin em Ter Dez 06, 2016 8:39 pm

Jana Pazza escreveu:Leandra, eu gostaria de lhe agradecer pela maneira como conduziu a questão do nosso posicionamento quanto à reformulação de aulas por conta da ocupação. A sua abertura foi muito importante. Ao meu ver, as aulas feitas aqui no espaço do fórum foram muito produtivas. No mais, acho que eu gostaria de ter trabalhado mais com os projetos.

Então, Janaína, estava previsto, mas as reformulações com a nossa situação levaram a outros caminhos... Fica para a próxima!

Admin
Admin

Mensagem por Admin em Ter Dez 06, 2016 8:40 pm

Admin escreveu:
Jana Pazza escreveu:Leandra, eu gostaria de lhe agradecer pela maneira como conduziu a questão do nosso posicionamento quanto à reformulação de aulas por conta da ocupação. A sua abertura foi muito importante. Ao meu ver, as aulas feitas aqui no espaço do fórum foram muito produtivas. No mais, acho que eu gostaria de ter trabalhado mais com os projetos.

Então, Janaína, estava previsto, mas as reformulações com a nossa situação levaram a outros caminhos... Fica para a próxima!

estava previsto trabalhar mais com projetos...

Admin
Admin

Mensagem por Christianne Miranda em Ter Dez 06, 2016 8:41 pm

Leandra e colegas,

sobre a avaliação da disciplina, eu teria apenas dois comentários a fazer. Atualmente as coisas mudam com extrema rapidez, o que faz com que muito rapidamente os textos sobre metodologia fiquem desatualizados. Quando estávamos preparando a nossa apresentação, eu e Naaman fomos procurar a data da primeira publicação do livro, e foi em 2000. Eu tinha a sensação que seria, sei lá, na primeira metade da década de 90, ou antes ainda. Mas não, em 16 anos houve uma revolução tão grande nas nossas formas de lidar com vídeo, que parece que é outro assunto, é como se não fosse mais a mesma coisa!

Acredito que alguns textos que lemos têm esse porém. Apesar disso, eu não conheço muito a produção bibliográfica na área, então realmente não sei dizer se essas produções conseguem acompanhar as mudanças - que são muitas e muito rápidas. Esse seria o comentário que tenho para fazer sobre os textos indicados.

Penso que a proposta do debate dos textos, e agora apresentação de seminário por meio do fórum online foi uma ótima ideia, e considero que foi uma experiência muito interessante. Confesso que acho que esse recurso poderia ser usado não apenas em momentos como esse, em que foi necessário buscar uma alternativa. Particularmente, eu achei muito interessante a proposta desse tipo de atividade. Apesar de ter feito uma graduação a distância, achei essa uma forma inovadora e muito bacana de propor debates online.

De maneira geral, esses são os comentários que eu tenho para fazer da disciplina!
Agradeço à você, Leandra, e aos colegas!

Christianne Miranda

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jana Pazza em Ter Dez 06, 2016 8:42 pm

Admin escreveu:
Admin escreveu:

estava previsto trabalhar mais com projetos...

Sim, compreendi. Obrigada.

Jana Pazza

Ver perfil do usuário

Mensagem por alvesricardoj em Ter Dez 06, 2016 8:46 pm

Obrigado, Leandra! Concordo com o pessoal, prefiro avaliar por e-mail. Smile

alvesricardoj

Ver perfil do usuário

Mensagem por Daiman Oliveira em Ter Dez 06, 2016 8:48 pm

Bom, de modo geral, as atividades online deram certo e com isso nos adaptamos bem às circunstâncias intempestivas atuais. Além disso, agradeço, Leandra, você ter liberado novembro pra gente se ocupar com os projetos; ajudou bastante.
Concordo com a Jana no sentido de ter trabalhado relativamente pouco os projetos ao longo da disciplina; senti que em alguns momentos houve um volume muito grande de conteúdo - embora compreenda suas razões enquanto professora da disciplina - que talvez fosse mais importante se questionado, problematizado, aplicado à(s) pesquisa(s); enfim, menos formatação, mais análise, avaliação (mesmo que se trate de um disciplina de métodos). No mais, agradeço as parcerias e os diálogos.

Daiman Oliveira

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: